Apps de edição de foto que você precisa baixar agora mesmo no seu celular

maio 10, 2016
Foto: Reprodução/Women Now.

Foto: Reprodução/Women Now.

Uma das coisas que eu mais gosto de fazer quando estou mexendo no meu celular, ou seja, praticamente o dia inteiro (hehe), é editar fotos. Também adoro descobrir novos aplicativos de edição e novas formas de editar. Talvez seja por isso que tenho uma pasta dedicada apenas aos apps de edição de foto no meu celular, que já conta com 25 aplicativos (!). Sou adepto à teoria de que, uma foto, por mais incrível que seja, independentemente se pela qualidade da câmera ou pelo talento da pessoa que fez o registro, sempre pode melhorar. E acho que o ato de editar uma foto e poder ter total controle sobre seus aspectos, como cor, brilho, contraste, saturação, granulação, entre outros, faz com que o registro seja ainda mais pessoal, único e até mais inspirador, eu diria. Enfim, eu realmente amo fotografia e, obviamente, isso inclui fazer o louco dos aplicativos de edição de foto, hehe! E, como sei que esse vício faz parte do dia-a-dia de muitos de vocês também, decidi reunir neste post os apps de fotografia que mais gosto/mais uso. Muitos deles vocês já devem conhecer, outros talvez não, mas todos eles (ou pelo menos a maioria) precisam ser baixados nos celulares de vocês agora mesmo! Vamos lá ver quais são e o motivo de eu gostar tanto deles assim? 0/

VSCO

O VSCO (ou VSCO Cam) é simplesmente o meu app de edição de foto favorito da vida! Quando penso em editar alguma foto com um filtro babadeiro, já abro logo o app do VSCO no meu celular! Pois é, amor demais por esse aplicativo, minha gente! <3 O por quê? Eu digo! Ele oferece uma infinidade de filtros, dos mais variados tipos, que absolutamente deixam suas fotos incríveis ou ainda mais incríveis! Para se ter acesso à todos os filtros disponíveis, que definitivamente não são poucos, é preciso comprar o pacote com todos os filtros, que custa bem barato e vale super à pena, tendo em vista a qualidade e a quantidade de filtros disponibilizados. Mas o app oferece uma versão gratuita com alguns filtros já disponíveis, com os quais também se pode obter edições com resultados satisfatórios. Os apps que mais gosto/mais uso do VSCO são o C1, o C2, o C6 e o S3, apesar de eu geralmente passear bastante entre todos os outros. Além dos filtros babadeiros, outro recurso legal do aplicativo é que ele permite que ajustemos a intensidade dos filtros aplicados nas fotos em edição, para que não fique nem muito forte nem muito fraco, na medida, o que deixa o resultado final da edição muito mais satisfatório e do nosso jeitinho. Uma das ferramentas mais legais e exclusivas do VSCO é que ele organiza as fotos que você edita por lá em uma estrutura que se assemelha bastante ao feed do Instagram, então é possível se ter uma visão prévia se as fotos editadas conversarão entre si ou não quando de fato forem publicadas. Me digam, é amor demais esse VSCO ou não, gente? É, SIM! <3 O VSCO pode ser baixado gratuitamente, mas possui compras dentro do app, como já dito anteriormente.

 

 

VSCO está disponível para iOS na Apple Store e para Android na Play Store.

Afterlight

Antes do VSCO se tornar o meu app predileto de fotografia, quem assumia esse papel era o Afterlight, que, quer queira quer não, segue sendo um dos apps queridinhos dessa categoria. Diferentemente do passado, hoje já não o uso tanto porque depois que conheci os filtros do VSCO, os disponíveis no Afterlight perderam a graça, pelo menos pra mim. O único filtro disponibilizado pelo Afterlight que continuo amando é o Sailor, que pertence à pasta de Seasons, que ainda fica ótimo em algumas das minhas fotos, além de alguns outros dessa mesma pasta. Apesar disso, o Afterlight continua sendo ótimo em alguns outros aspectos, como na possibilidade de se aplicar luzes e texturas realmente legais nas fotos, incluindo aquelas que deixam o registro, geralmente em P&B, com aquele aspecto antiguinho ou sujinho, o que acho lindo em algumas ocasiões. Outra função desse app que também acho bem legal é poder esboçar figuras aleatórias como coração, estrela, coroa em cima das fotos, variando a transparência, a intensidade, o tamanho, dentre outros aspectos. Assim como no Photoshop mesmo, o Afterlight também permite que editemos fotos sem a obrigatoriedade de usar um filtro específico, podemos apenas ajustar características da foto como cor, brilho, contraste, temperatura, saturação, granulação, etc, o que acho bem legal, e muitas das vezes deixa a foto exatamente do jeitinho que havíamos imaginado (ou até melhor!). Para a tristeza de muitos, o Afterlight é pago, mas a boa notícia é que custa apenas US$0,99, o que é bem baratinho, então vale super à pena o investimento, ao meu ver! E, assim como a maioria dos apps de fotografia, o Afterlight também possui compras dentro do app!

 

 

Afterlight está disponível para iOS na Apple Store e para Android na Play Store.

Camera+

Já posso começar dizendo que indico o Camera+ apenas para aquelas que pessoas que amam tirar foto de paisagem e natureza e estão sempre editando fotos nesse estilo. Digo isso porque, ao meu ver, o único filtro que realmente diferencia esse app dos outros é o HDR, que inclusive foi o que me seduziu à baixar esse aplicativo. E de fato o HDR é mesmo maravilhoso, pois é um filtro que deixa as fotos, principalmente as de paisagem e natureza, com um efeito inédito, super vivo, vibrante e intenso, já quanto aos outros filtros do app, eu diria que são bem senso comum e de fácil encontro em outros apps, gratuitos por sinal, que absolutamente não é o caso do Camera+. Logo, esse app infelizmente não superou as minhas expectativas e não valeu tanto à pena assim, já que não edito taaantas fotos de paisagem e natureza assim e o único filtro que realmente amei foi o HDR. Mas, fazer o que né, migos? Já está comprado! Um ponto positivo para o app, mas não inédito é que, assim como o VSCO e o Afterlight, o Camera+ também permite ajustar a intensidade dos filtros, inclusive uso bastante esse recurso com o HDR, já que, por ser muito forte, ele soa bastante exagerado em algumas fotos, então geralmente diminuo um pouco a intensidade. O Camera+ também é pago, mas diferentemente do Afterlight e da maioria dos apps de fotografia, possui um preço um pouquinho mais elevado, custando US$2,99, aí vai de vocês julgar se vale à pena ou não. Pra mim, nem tanto. Camera+ apresenta compras dentro do app também.

 

 

Camera+ está disponível para iOS na Apple Store.

Layout

Layout, app de montagem de fotos oficial do Instagram, é um dos aplicativos mais úteis que tenho instalados no meu celular. Com ele é possível fazer de forma fácil e rápida montagens de fotos com 1 à 9 fotos, todas em quadrado já que é o formato mais comum das publicações do Instagram, podendo as fotos serem organizadas de diversas formas dentro do quadrado. Com o app também é possível inverter e espelhar as fotos, o que geralmente dá um efeito bem legal na edição. Eu diria que é um aplicativo bastante cru, mas extremamente útil, principalmente por sua facilidade e praticidade. E que inclusive substituiu com êxito todos os outros que eu usava antes para os mesmos fins, como LiPix, LiveCollage, Pic Collage e SplitPic, que continuam instalados no meu celular, já que são à eles que recorro quando quero fazer algo mais elaborado. Layout é de fato uma mão na roda e é ele que uso pra fazer muitas das montagens pros posts aqui do blog! Já podem agradecer ao bom Deus pois o app é gratuito! Yaaay! 0/ Hahaha!

 

 

Layout está disponível para iOS na Apple Store e para Android na Play Store.

Studio

Acho que de todos os apps de edição de foto que tenho instalados no meu celular, este é o mais completo e que mais se assemelha ao Photoshop. O Studio permite que façamos montagens com uma roupagem mais profissional mesmo, diferentemente de apps mais sucintos como o Layout, por exemplo. Nele, além de poder inserir utensílios básicos em suas fotos como filtros e textos, ainda há uma imensidade de outras opções, incluindo figuras, contornos de figuras, linhas, bordas, frases prontas, mantras, animações, emblemas, entre muitos outros. Se a pessoa realmente souber editar foto, certamente é nesse app que conseguirá fazer uma montagem bem legal e com ar profissional. E é possível se obter um resultado bem legal com um mix de todas (ou quase todas) as funções que o app oferece, eu diria que ele é de fato um estúdio fotográfico mesmo (ah, vá!). É recomendado para fazer fotos de divulgação, de anúncio, entre outras finalidades. Uma ferramenta legal desse app é que ele permite que criemos um feed onde serão publicadas todas as nossas edições finalizadas e outras pessoas podem ver, assim como podemos ver as edits de outras pessoas também, é tipo uma rede social das montagens fotográficas, hehe! Studio é realmente um app que se vale super à pena ter no celular e na vida, rs! Ele pode ser baixado gratuitamente, com compras dentro do app.

 

 

Studio está disponível para iOS na Apple Store e para Android na Play Store.

PicsArt

O PicsArt segue o mesmo estilo do Studio, é mais um desses apps de fotografia especializados em montagens mais elaboradas e até mesmo profissionais. Inclusive, o PicsArt oferece praticamente as mesmas funções do Studio, incluindo as várias opções de elementos para que se possa fazer uma boa edição e o feed com as montagens feitas por nós e pelos outros usuários do aplicativo, como uma espécie de rede social das montagens fotográficas mesmo. Só que eu percebo que esse app disponibiliza um pouco menos de variedade em relação ao anterior, mas ao meu ver seu diferencial são as bordas, há uma grande quantidade delas e praticamente todas são bem legais. Inclusive é uma das bordas desse app que uso nas fotos dos posts semanais de 3 fotos aqui do blog! Eu já acharia válido baixar o PicsArt somente por causa das bordas, haha, mas de forma geral é um bom aplicativo de montagens também! Apesar de possuir compras dentro do app, o PicsArt é gratuito! Podem comemorar, rs!

 

 

PicsArt está disponível para iOS na Apple Store e para Android na Play Store.

Fragment

Este é um dos apps mais originais que já vi, pois os efeitos que ele disponibiliza dificilmente são encontrados em outros aplicativos da mesma linha. O Fragment, um dos meus grandes vícios fotográficos no início do ano passado, investe em edições de foto com um ar mais futurístico, com variadas figuras geométricas, recortes da própria foto selecionada em cima da mesma, diferentes formas de distorção, entre outros efeitos que só esse app é capaz de proporcionar (pelo menos a combinação de todos esses elementos citados juntos em uma mesma edição). Nele é possível fazer edições muito bem elaboradas e complexas, mas como eu não sou um expert nesse aplicativo até então só experimentei edições mais simples mesmo. No início ele pode ser um pouquinho complicado de se mexer mesmo, pelo menos foi pra mim, mas aos poucos vai se pegando mais a prática da coisa. O app é pago e custa US$1,99, também possui compras internas.

 

 

Fragment está disponível para iOS na Apple Store e para Android na Play Store.

Polamatic

O Polamatic é um dos apps de fotografia mais amorzinho que já tive no meu celular, ele permite que o usuário crie suas próprias polaróides através de fotos importadas do rolo da câmera ou tiradas na hora mesmo (!). E o app permite que façamos várias alterações na polaróide mesmo depois de já ter sido gerada, podemos mudar o filtro da foto, a textura da borda, inserir um texto e editar a fonte, deixando tudo ainda mais intimista e do nosso jeitinho. O resultado final pode ser incrível! Uma coisa que eu amo nesse app, além do principal, que é ele permitir fazer polaróides de forma tão fácil e prática (!), é ouvir o barulhinho da polaróide sendo gerada, como se estivesse sendo impressa na hora mesmo! Amor demais por esse aplicativo, sério! <3 Todo mundo deveria tê-lo no celular e na vida! O app, que é oficial da Polaroid, é pago e custa US$0,99, mas é tão amor que dá até prazer em pagar, sério mesmo, rs!

 

 

Polamatic está disponível para iOS na Apple Store.

Diana

Assim como o Fragment, este também se trata de um app bastante original inicialmente, depois dele veio uma enxurrada de outros apresentando a mesma proposta. Proposta essa que mescla duas fotos em apenas uma, o que pode resultar em algo um tanto legal e satisfatório. Além de poder selecionar duas imagens para fazer a mesclagem, que é gerada pelo próprio app, que se chama Diana, é possível editar os efeitos e aspectos da foto já misturada. O fundamental para se obter um bom resultado nesse app é saber usar a combinação correta de fotos, geralmente fotos de elementos e cores bastante diversificados entre si caem bem quando ocorre o mix, como uma foto de uma pessoa e outra de uma paisagem, por exemplo. Vai da criatividade e do objetivo de cada um. Eu raramente o uso, apesar de que gostaria de conseguir fazer mais coisas legais com ele, mas indico, afinal a proposta do app é bem legal! Diana pode ser baixado gratuitamente.

 

 

Diana está disponível para iOS na Apple Store e para Android na Play Store.

Color Pop

Este foi um dos meus achados mais recentes no quesito apps de fotografia e eu adorei o ter encontrado porque ele permite fazer um efeito que eu sempre quis em algumas das minhas fotos, mas não sabia como ao certo. Color Pop permite que deixemos uma parte da foto selecionada colorida e a outra em P&B, o que acho genial. Não gosto desse efeito em todas as fotos, obviamente, mas em determinados casos fica superlegal! E o melhor é que nós mesmos podemos pintar através de um pincel que pode ser ajustado as partes que queremos que fiquem coloridas e aquelas que irão ficar em P&B, então temos total controle sobre como queremos o resultado final! Conseguir um bom resultado com esse efeito requer bastante cuidado e paciência, já que precisamos pensar nos mínimos detalhes da foto em questão, mas é possível fazer algo bem bacana, então super indico! Color Pop é gratuito.

 

 

Color Pop está disponível para iOS na Apple Store e para Android na Play Store.

 

E aí, o que acharam dos apps de edição de foto que indiquei nesse post? Quais vocês já conhecem e já têm instalados nos celulares de vocês? Quais não? Gostaram mais de qual? Vou adorar saber e talvez poder dar mais alguma informação sobre esses apps pra vocês! Então me contem nos comentários! 😉



Deixe o seu comentário

6 Respostas para "Apps de edição de foto que você precisa baixar agora mesmo no seu celular"

Rick Negreiros - 11 maio 2016 às 11:54

Eu realmente queria ter memória no meu celular para ter todos esses apps. Acho que o afterlight é o sonho de qualquer um, amo esse app e pude usar no celular de algumas amigas e achei incrível.
Adorei seu blog, sério, super lindo e bem organizado :))
Abraços♥

http://www.ricknegreiros.com.br

Responder


Matheus Carvalho Matheus Carvalho - maio 11th, 2016 em 8:38 pm • respondeu:

Memória por aqui não é problema (pelo menos por enquanto, rs), mas confesso que às vezes fico agoniado por ter alguns apps instalados que uso bem raramente! Sim, o Afterlight realmente é maravilhoso, apesar de eu estar na vibe do VSCO agora! Acho que você devia experimentá-lo também, viu? E muito obrigado quanto ao elogio em relação ao blog, significa muito pra mim! <3 À propósito, visitei seu blog e gostei do que vi também! 🙂 Volte sempre, abraço! 😉

Responder

Camila Freitas - 11 maio 2016 às 13:05

!uando to com celular na mão, meu vício é ficar organizando meu feed no VSCO! É certo eu ficar hooooras editando fotos no VSCO para ver qual se encaixa melhor no feed e o vício foi tanto que foi o único aplicativo que eu me permiti comprar todos os filtros. O que eu mais gosto e o que uso em todas as fotos do insta é o SE3, que fez parte de um pacote limitado e é simplesmente maravilhoso <3 Gostava também do afterlight, mas acabei o deixando 🙁 O layout, picsart e polamatic são uns amores também. Não conhecia o Diana, mas já amei, achei tudo e vou baixar uhasdh AMEI O POST bjbj

Responder


Matheus Carvalho Matheus Carvalho - maio 11th, 2016 em 8:44 pm • respondeu:

Eu não tenho o hábito de me preocupar taaanto assim se as fotos que posto no Instagram vão conversar entre si no feed ou não, mas como sei que muitas pessoas tem e acho esse recurso bem legal, me inspirei no que você me disse e decidi mencionar isso aqui no post. Eu tenho o filtro SE3 no VSCO, mas acho ele muito dark, ou seja, muito Camila! Não combina muito com as minhas fotos, mas nas suas de gótica suave fica mara, haha! Apesar de eu não usar muito, o Diana é lindão mesmo, baixe! Beijos! 😉

Responder

victória gabriela - 11 maio 2016 às 17:32

Eu amo o VSCO, é o meu preferido e acho que no momento é o querdidinho de todo mundo! O diana eu baixei recentemente quando uma amiga minha me indicou e adorei, dá pra fazer muitas coisas legais e diferentes! O after eu usava antes de descobrir o vsco cam, agora eu só uso ele para colocar as bordas!! O picsart eu uso para colocar algumas “animações” na foto e não uso o polamatic pois tem um site online que dá pra fazer a mesma coisa! Bjocas

Responder


Matheus Carvalho Matheus Carvalho - maio 11th, 2016 em 8:48 pm • respondeu:

Eu gostaria de criar o hábito de usar mais o Diana, mas sempre acabo postergando isso, provavelmente por achar que não vou conseguir fazer combinações tão legais assim, o que é fundamental pra se obter um resultado satisfatório. Não conheço esse site que disponibiliza praticamente as mesmas funções do Polamatic, mas como tô extremamente satisfeito com esse app, não pretendo mudar! Beijos! 😉

Responder

Papo de Matheus • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por